Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

segunda-feira, 14 de março de 2011

Moradores saem às ruas em forma de protesto


Jornal Cruzeiro do Sul

Fotos: Adriano Vincler de Campos
Cerca de 70 pessoas saíram às ruas na tarde desta segunda-feira (14) em Salto de Pirapora, protestando contra diversos problemas que a cidade enfrenta na área de saúde e quanto ao transporte interurbano cedido a estudantes. A manifestação partiu da praça da Matriz, no centro da cidade, com destino à Prefeitura, trajeto que durou cerca de 2 quilômetros. Muitos moradores do município, em sua maioria estudantes, caminharam portando cartazes, apitos e gritavam expondo suas reivindicações ao governo municipal e também criticavam o atual prefeito Joel Haddad. 
O trânsito foi parado pelos próprios participantes ao passarem pelas vias em direção ao Paço Municipal, conduzidos por um carro de som que expunha as reivindicações do protesto. Uma carreata de cerca de seis carros passou a acompanhar a manifestação, dando apoio ao acontecimento com buzinas e gritos.
Portando cartazes com os dizeres "Na cidade nunca vi: saúde e educação na UTI" e "Joel Hadadd: prefeito de verdade?", os manifestantes chamaram a atenção de comerciantes e moradores das ruas onde passaram. "Se pudesse estava ali no meio. Deviam sair com um caixão, pois a cidade morreu", enfatiza a vendedora Líbia Lira, 55, que trabalhava na hora do protesto, mas não deixou de apoiar a manifestação. Muitas pessoas saíam de suas casas para aproveitar o acontecimento e expor sua insatisfação junto aos protestantes. Já aqueles que trabalhavam pararam seus afazeres para ver a passeata passar.

O vereador Antonio Benedito Dos Santos (PMDB), conhecido como Dito Carijó, esteve presente na manifestação, para dar seu apoio aos estudantes. "Muitas pessoas vão ao meu gabinete para reclamar, então resolvi vir até aqui. A população está apavorada", conta o vereador.

Os manifestantes protestavam sobre o problema do transporte intermunicipal para estudantes de Salto de Pirapora, que são alunos de escolas técnicas e universidades de Sorocaba. Após instituída uma restrição do governo, só pessoas pertencentes à famílias com renda de menos de três salários mínimos mensais podem usufruir do benefício. "Isso é exclusão social. Eles não levam em conta quantas pessoas de uma família moram em uma mesma casa", afirma o estudante Felipe Gianini, 18 anos. Ele era um dos organizadores da passeata e também aproveitou para levantar críticas à questão da saúde na cidade. "Nossa maternidade foi fechada, temos falta de médicos na Santa Casa e não possuímos ambulâncias na cidade", revela Gianini.
O estudante de engenharia Danilo Grill, 18, se indignou com o que aconteceu com seu irmão, que tem paralisia cerebral, quando precisou de atendimento no Centro Médico do município e resolveu participar da passeata. "O médico disse que não ia atender e precisava remarcar. Isso é falta de educação, pois, por ser deficiente, meu irmão tem prioridade", desabafa o estudante. O problema com os ônibus para estudantes também afetou Grill. "Estou tirando dinheiro de onde não tenho para ir estudar", diz.
Ao chegarem à Prefeitura, os protestantes somente obtiveram a informação de que o prefeito não se encontrava no momento, portanto deram por finalizada a manifestação.

Conforme nota oficial da Prefeitura de Salto de Pirapora sobre os problemas levantados pelos protestantes, o transporte escolar teve uma regulamentação da concessão dos serviços, por intermédio da Lei 1349/2010, de 5 de maio de 2010, que restringiu o acesso aos estudantes cuja renda familiar seja de até três salários mínimos. Não houve nenhuma manifestação de novos projetos sobre o assunto.
Muitos dos manifestantes reclamaram do fechamento do Laboratório de Exames da cidade. De acordo com o governo municipal, as coletas de material para exames estão sendo realizadas normalmente nos postos de saúde do município, porém a realização dos exames foi terceirizada. O fechamento da maternidade também foi bastante criticado, portanto a Prefeitura esclarece que os partos estão sendo realizados no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), com retaguarda de UTI para adulto e infantil. Já sobre a Santa Casa, a informação é de que o atendimento está sendo realizado normalmente. 


Enquanto os estudantes e moradores partiram da praça matriz no centro da cidade rumo á prefeitura, o prefeito Joel Haddad foi avisado pela Guarda Municipal, e fugiu para não enfrentar a população e os estudantes.
Momento em que a viatura da Guarda Municipal passa entre os carros se deslocando rapidamente para a prefeitura.
A viatura da Guarda Municipal se deslocou rapidamente rumo á prefeitura municipal
Momento em que o carro oficial com o prefeito Joel Haddad foge rapidamente antes que os manifestantes cheguem á prefeitura municipal 14/03/2011 ás 15:37 hs
Segundo a secretária do prefeito "Ele foi visitar obras"
A Guarda Municipal me intimidou dizendo que eu não poderia fotografar dentro da prefeitura e pediu para que eu me retirasse de dentro do Paço Municipal, porém olhei para o lado e disse: "Por qual motivo ou direito você está me dizendo isso, mas tudo bem, em respeito a você, vou me retirar"
Eu não queria criar mais atrito, afinal são paus mandado mesmo, se eles não seguirem as ordem dos supremos Haddads eles serão punidos.
É para isso que serve a Guarda Municipal na cidade, para dar segurança a família do prefeito, e para intimidar as pessoas no palácio "Paço Municipal" dos Haddads.
Clique na imagem para ampliar o tamanho
Enquanto ocorria o protesto, o trânsito de veículos na cidade virou um caos.
Onde estava a Defesa Civil (Guarda Municipal) para organizar o trânsito e orientar os manifestantes e dar proteção aos populares?  

Vídeos da passeata do protesto dos moradores e estudantes






Os estudantes e moradores convidam á todos para participarem das próximas sessões da Câmara Municipal de Salto de Pirapora.

A sessão ocorre todas as terças-feiras ás 20 hs 

Os estudantes e moradores aguardam a participação mais efetiva da população, e agradecem a todos que colaboraram com o direito democrático, protestando e reivindicando seus direitos.

7 comentários:

Anônimo disse...

Adriano, acho estranho que ninguém se manifesta em relação ao nepotismo nas secretarias da prefeitura, o que vc me diz a respeito???é permitido o prefeito contratar suas duas filhas???acho isto um absurdo, o prefeito já recebe um salário de 12.000, suas filhas com salários de 10.000 e mais o filho na câmara deve somar uns 30.000 por mês??? eles devem estar rindo da nossa cara de pobreza isto é um absurdo e uma falta de respeito com o povo de Salto de Pirapora...o Joel ainda se faz de coitado, de caipira não tem nada, é bem mais espertinho...colocou sua família inteira para fortalecer o seu poder e tá se achando...Deus existe e a justiça será feita com certeza!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Antigo morador de Salto de Pirapora..
Será que isso tudo tem a ver com o Joel mesmo ou a bomba estourou só agora? De que me lembro quando estava por ae, já havia muita falcatrua. Há "anos luz" que essa cidade não tem um governante competente e honesto, aliás aonde é que tem um? me apresenta que vou mandar publicar no livro dos recordes. Mas o importante que o povo não está morto, alias acho que ressuscitaram e estão correndo atrás para melhorar essa história.

Frann disse...

EM SÃO MIGUEL ARCANJO ADOT-SE O SISTEMA ATRASADO PENSANDO APENAS EM ECONOMIZAR E OS ESTUDANTES ENFRENTAM UM PROBLEMA HUMILHANTE QUANDO A CIDADE NÃO OFERECE OS CURSOS TECNICOS E SEQUER O CURSO SUPERIOR DESEJADO E TEM QUE SE SUBMETER AS REGRINHAS DOS DONOS DO PODER QUE DISTRIBUEM PORCENTAGENS DIFERENCIADAS DE ACORDO COM O PODER FINANCEIRO DE CADA FAMILIA.JÁ EM PILAR DO SUL CONSTA NA LEI ORGANICA(DÁ ATÉ IMPROBIDADE)E É OBRIGAÇÃO DO MUNICIPIO CONCEDER O TRANSPORTE GRATUITO DENTRO DOS 25% DE INVESTIMENTO DO ORÇAMENTO EM EDUCAÇÃO.E DE LÁ PARTEM TODOS OS DIAS 11 ONIBUS PARA CIDADES VIZINHAS.Salto e São Miguel deveriam adotar o mesmo sistema de Pilar do Sul e acabar com essa palhaçada.

Frann disse...

CONSTA NA LEI ORGANICA DE PILAR DO SUL NO SEU ART.217,item VII oferta de transporte gratuito,inclusive para cidades próximas,desde que haja número significativo de interessados e não existam no municipio,cursos regulares iguais ou equivalentes.O que é bom para o povo a gente tem que copiar e melhorar.

Anônimo disse...

Olá Adriano,não estamos conseguindo assistir os vídeos.

Anônimo disse...

Espero que o projeto de Lei contra o Nepotismo seja votado em nossa cidade, aí sim vou começar a ter uma esperança de um futuro melhor para Salto de Pirapora. Estamos cansados dos prefeitos se aproveitarem do poder, o Joel está confundindo a prefeitura como se fosse uma empresa dele e pode contratar suas pobres filhas e fazerem o que bem entendem na prefeitura!!!!
FORA JAMILE E JAQUELINE NÃO AUGUENTAMOS MAIS VOCÊS!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

ESSE PREFEITO TEM QUE SAIR O + BREVE POSSIVEL, ESTÁ ACABANDO COM A CIDADE,É UM MTO VERGONHOSO PARA NÓS TERMOS UM PREFEITO EM NOSSO MUNICIPIO DESSE NIVEL ROBANDO A CADA DIA + A PREFEITURA, INCLUSIVE SUA FAMILIA TBEM, NA ULTIMA ELEIÇÃO ELE DESPACHAVA MEDICAMENTOS E CESTAS BÁSICAS EM TROCA DE VOTOS, COMO VARIOS MUNICIPES RELATARAM ISSO.

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo