Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Vitor Lippi (PSDB) Prefeito de Sorocaba fala sobre a Marginal Dom Aguirre

Lippi sobre a Marginal Dom Aguirre, após entrega da obra de R$ 5 milhões: "E agora pode vir chuva, que nós estamos tranquilos!"

 






18-02-2011
Temporal provoca estragos em Sorocaba
Ontem uma forte chuva atingiu Sorocaba, e agora é dia de contabilizar os estragos causados pelo temporal. Segundo o Instituto Nacional de Meterologia (IPMET) a cidade está em estado alarmante. 





publicado em: 16/02/2011 às 22h46:
Chuva castiga a cidade pelo segundo dia seguido
Rio Sorocaba subiu e a Dom Aguirre foi interditada; várias ruas do Jardim Abaeté ficaram completamente alagadas e casas foram invadidas pela água

A avenida Dom Aguirre ficou alagada e foi interditada (Foto: Jota Abreu)

Sorocaba sofreu nesta quarta-feira, pelo segundo dia seguido, com o temporal que pegou de surpresa muitas pessoas por volta das 17h30 e seguiu firme pelo menos até às 22 horas. 

Até às 20 horas, a Defesa Civil recebeu inúmeros chamados decorrentes da chuva. A região mais atingida foi a do Abaeté, em que residências da rua Reinaldo de Oliveira, Orvílio Correia Toledo, João José Cunha e adjacências, foram atingidas pela água, cuja altura chegou a alcançar 50 centímetros. Até o fechamento desta edição, não havia informações sobre o número de famílias desabrigadas. 

De acordo com a Defesa Civil, todas as bombas do Jardim Abaeté funcionaram, mas a chuva foi tão intensa que a água se acumulou nas ruas ao redor do Parque das Águas, sem existir transbordamento. O prefeito Vitor Lippi esteve no local acompanhado de alguns secretários municipais para amparar as famílias. 

A avenida Dom Aguirre ficou alagada no começo da chuva, e com uma pequena trégua a água diminuiu seu nível, mas com a volta do temporal a via ficou cheia novamente e causou transtorno no trânsito de diversas localidades da cidade. 

Segundo a Defesa Civil, a princípio o problema aconteceu porque as galerias não suportaram o volume de água, e não por transbordamento do Rio Sorocaba. Entretanto, com a persistência da chuva, no meio da noite o rio ultrapassou seus níveis e atingiu a pista. Agentes de trânsito da Guarda Municipal e da Urbes fizeram a sinalização para interdição da via.

Também logo nas primeiras horas, o temporal fez vários estragos no Jardim Santa Rosália. Na rua Capitão Luiz Baddini, uma árvore caiu e levou consigo os fios de eletricidade, deixando os moradores com problemas no fornecimento de energia. Parte da calçada ruiu. Árvores também caíram na Praça da Amizade, nas ruas José Joaquim de Lacerda e Júlio Ribeiro. Na rua Tomaz Cortez, três residências foram atingidas pelas águas. A rua Aparecida ficou interditada por conta da queda de uma árvore, nas proximidades da agência bancária da Caixa. Na Escola Crescer e Aprender, a queda do muro interditou a via em que ela fica no bairro. Foram relatados alagamentos na Vila Santana, Vila Angélica, Vila Haro, Jardim Matilde, Jardim Iporanga, Jardim Gongalves, Jardim Hungarês e, ainda, na avenida Pereira da Silva, no Jardim Santa Rosália. Na CEI 68 também houve queda de muro e os brinquedos do parquinho atingiram a via pública.

A avenida Itavuvu ficou cheia e complicou o trânsito. No Parque Vitória Régia houve o registro de alagamento em várias ruas. Também foram registradas quedas de muros em função das chuvas. Na Vila Porcel uma casa foi atingida pelas águas na rua Leopoldo Vieira. Outra edificação apresentou infiltração na rua Professora Eni Aparecida Guarcia. E na rua Silvestrini Mendes, a queda de um muro e de uma árvore mobilizou o Corpo de Bombeiros.

No fim da noite, as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros continuavam nas ruas atendendo às ocorrências. O telefone da Defesa Civil é 199, e do Corpo de Bombeiros, 193.


14.02.2011. Transporte entre Sorocaba e Votorantim


  Na última semana, foi dado o primeiro passo para a integração do sistema de transporte público entre as cidades de Sorocaba e Votorantim.

Reuniram-se prefeito e vice-prefeito de Sorocaba, de Votorantim e secretários municipais, além do presidente da Urbes. Tal reunião entre os prefeitos de Sorocaba e de Votorantim vem em tempo, pois é mais que necessária a convergência e a aliança entre as duas cidades em questões de relevância social.

As cidades de Sorocaba e de Votorantim há mais de uma década conurbam-se e cada vez mais são interdependentes, principalmente na região dos altos do Campolim onde o fluxo de pessoas e veículos entre as duas cidades aumenta a cada ano.

O crescimento do bairro Campolim e a construção do Shopping Iguatemi bem como a ampliação do Esplanada Shopping, do Panorâmico Shopping, do aumento de estabelecimentos comerciais dentro do Mercadão do Campolim, do condomínio Alphaville Nova Esplanada e a conclusão, entre os anos de 2010 e 2012, de mais de 20 edifícios somente nos altos do Campolim deverão, no mínimo, triplicar o fluxo de veículos e pessoas nesta região limítrofe entre as duas cidades.

Recentemente, o prefeito Vitor Lippi protocolou à CCR-Via Oeste a implantação de um segundo viaduto sobre a Rod. Raposo Tavares para ligar as ruas João Wagner Wey e Augusto Lipel. Essa via será necessária e praticamente obrigatória para consolidar o sucesso tanto do futuro Shopping Iguatemi quanto do Mercadão Campolim.

O sistema de integração de transportes da capital, através do corredor de 33 km da EMTU, que liga dois bairros extremos de São Paulo (São Mateus, na Zona Leste, e Jabaquara na Zona Sul), atravessando as cidades de Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, cuja aprovação da população paulistana chega a 80%, pode ser copiado e implantado entre as cidades de Votorantim e Sorocaba, podendo ser estendido às cidades de Salto de Pirapora e Araçoiaba da Serra. Todas essas cidades possuem "ilhas" que obrigam seus cidadãos a passarem por Sorocaba. Mesmo que o destino final não seja Sorocaba.

O sistema acima, se aplicado entre Sorocaba e Votorantim, permitirá que os valores das passagens de ônibus não precisem ser diferenciados no transporte de passageiros de uma cidade para outra.

Na região do chamado "baixo Campolim", especificamente na Av. Antônio Carlos Cômitre, existe um "bolsão", entre os edifícios Crystal e Campolim Office, usado apenas como estacionamento que, juntamente com a via pública, ocupam área de aproximadamente 10 mil m2 cujo local é perfeitamente viável para a realização de um projeto que englobe estacionamentos para veículos, bicicletários, área de transferência de ônibus inter-bairros e terminal de integração metropolitano, além do corredor da via e corredor de ônibus, permitindo, assim, a integração definitiva entre o centro de Sorocaba, a Zona sul, as regiões Oeste e Leste de Sorocaba, a cidade de Votorantim e demais cidades conurbadas com Sorocaba.

(*) Equipe VIVAcidade - 14.02.2011

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo