Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Salto de Pirapora corta transporte gratuito de estudantes do município

publicado em: 01/02/2011 às 20h59: Diário de Sorocaba
Foto: Adriano Vincler de Campos


A Prefeitura da cidade fez uma lei alterando os critérios e muitos perderam o benefício (Foto: Jota Abreu)

No início deste ano, estudantes de Salto de Pirapora foram surpreendidos pela Prefeitura que anunciou a suspensão do transporte para estudarem em Sorocaba. São cerca de 20 estudantes de universidades e cursos técnicos e profissionalizantes que até o ano passado tinha garantido o direito de viajar a Sorocaba com ônibus mantidos pelo poder público municipal. 

Um estudante que não quis se identificar afirma que eles foram informados pelo secretário municipal da Educação, Tarcício Benedito de Camargo, que o motivo para a suspensão dos serviços foi o elevado número de estudantes. “O secretário nos disse que a Prefeitura não possui veículos suficientes para atender a quem precisa estudar em outra cidade”, revelou o rapaz. 

Para restringir o número de estudantes beneficiados pelo transporte gratuito, a Prefeitura elaborou lei determinando que só poderá usar o serviço quem tiver renda familiar de até R$ 1.635,00 (três salários mínimos), o que estaria de acordo com os critérios de seleção para o Programa Universidade Para Todos (ProUni) do Governo Federal. Os vereadores já aprovaram a determinação. 
Os estudantes tiveram reunião com a vereadora Keli Ortiz (PDT), que se propôs a fazer alterações na lei para atingir mais beneficiados, mas os orientou a procurar o prefeito Joel David Haddad (PDT), sob a justificativa de que ele teria mais competência para o remanejamento de verba. 

Na quinta-feira, 27, os estudantes foram à Prefeitura para marcar reunião com o prefeito e o secretário de Educação, mas até ontem não tinham obtido data para a negociação, apesar de o secretário da Educação ter informado que a negociação seria possível.

Os estudantes sem condições financeiras para pagar o transporte até Sorocaba estão preocupados. Vários planejam desistir dos estudos, pois em Salto de Pirapora não existem escolas técnicas nem faculdades. “O transporte coletivo de Salto de Pirapora já é deficiente nos horários de pico. Imagine como isso vai se agravar com a diminuição dos ônibus gratuitos para os estudantes”, reclama o estudante.
Fonte: Site do Jornal Diário de Sorocaba

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo