Salto de Pirapora Notícias

Salto de Pirapora Notícias

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Estudantes protestam por transporte escolar gratuito

26/02/2011 | SALTO DE PIRAPORA

Toda a ação foi organizada pelos estudantes através de uma rede de relacionamento social da internet
Notícia publicada na edição de 26/02/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 006 do caderno A
Samira Galli
Mais de cem estudantes de Salto de Pirapora se reuniram na tarde de ontem em frente ao Paço Municipal da cidade em protesto à alteração das regras para o transporte escolar gratuito entre o município e as instituições de ensino instaladas em Sorocaba. Toda a ação foi organizada pelos estudantes através de uma rede de relacionamento social da internet durante a semana passada. "Conseguimos reunir 500 pessoas em três dias, todas com o mesmo problema, por isso resolvemos fazer o protesto", afirmou a estudante Rafaela Madornado, de 18 anos.

A partir deste ano, de acordo com a lei 1.349, aprovada em maio de 2010, só terão acesso ao benefício os alunos que possuem renda mensal familiar máxima de três salários mínimos. Até o ano passado, não existiam regras específicas para a concessão da ajuda - o critério era simplesmente estar matriculado numa universidade ou faculdade fora da cidade -muita gente ficou de fora com a aprovação das novas normas.
Com cartazes, faixas e apitos, os estudantes se manifestaram com gritos de protesto e organizaram um abaixo assinado na porta do Paço. Nenhum representante do poder público se apresentou para conversar com os manifestantes. A falta de uma resposta do prefeito Joel Haddad deixou os estudantes ainda mais indignados. "A secretária do prefeito afirmou que não tem nada a declarar sobre onde ele está", disse Rafaela, após entrar no Paço para representar os estudantes.
A estudante conta que muitos alunos estão trancando as matrículas nas escolas pela falta de transporte. "Tem gente que tem o dinheiro contado para conseguir estudar e vai precisar desistir do curso porque não tem como ir até lá", lamenta e enfatiza: "Nós não somos despesa, nós somos investimento para o município. Nós queremos estudar".
Convidada a participar do protesto pelos próprios estudantes, a vereadora Magali Canalle (PT), lamenta o fato e compara o benefício à bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). "Para conseguir o benefício do governo federal é considerada a renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Ou seja, o valor da renda para conseguir o Prouni para estudar na faculdade é maior que para conseguir o transporte para estudar", afirma.
Magali e o vereador Antonio Benedito dos Santos (PMDB), conhecido como Carijó, foram os únicos que votaram contra o projeto de lei o ano passado. Os vereadores afirmam que assim que possível irão elaborar um novo projeto de lei à Câmara Municipal referente ao transporte escolar.

Prefeitura

Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Salto de Pirapora informou que não respondeu aos apelos da população porque não houve uma reivindicação por escrito e a manifestação não estava agendada com os secretários. "A administração não tinha conhecimento que haveria esse protesto, portanto não fazia parte da agenda dos secretários e prefeito. Dessa forma não foi possível atender prontamente, como é de costume desta administração municipal", afirma a nota da assessoria. Sobre o paradeiro do prefeito, a assessoria afirmou que ele ficou no expediente normal até às 11h30 e no período da tarde esteve tratando de assuntos particulares.
A respeito de mudanças na legislação e melhorias para os estudantes, a nota afirma que somente depois de encerrado o período de cadastramento dos estudantes - até o dia 28 de fevereiro - a administração terá um posicionamento oficial referente a esse caso específico.

Nenhum comentário:

Top 10 - Fatos e acontecimentos

Arquivo